quinta-feira, 31 de julho de 2014

A celebração do Eid ul-Fitr

Nestes dias após o fim do Ramadã, que se deu no dia 28 de julho, está sendo comemorado até o dia primeiro de julho o Eid ul-Fitr ou Eid, simplesmente, por todos os muçulmanos do mundo. Aqui na Jordânia o movimento é gigante, as pessoas celebram nas ruas com vizinhos e parentes em uma grande festa. As palavras Eid ul-Fitr significam "Celebração do fim do jejum" e são sempre comemoradas no mês, posterior ao do Ramadã, chamado de Shawwal que é o décimo mês do calendário islâmico. O Eid religioso é comemorado apenas em um dia, mas nos países de maioria muçulmana estende-se por 3 ou 4 dias.


Em Amã estou me surpreendendo com o movimento de carros nas ruas. Pela manhã, as principais ruas da cidade estão com pouco fluxo e mal se ve pessoas caminhando. A noite, a cidade fervilha de carros, pessoas e alegria. A magia desta data é contagiante. No Eid, há diversos rituais que devem ser realizados como: se você tem condições, é obrigatório fazer caridade, seja doando dinheiro, mantimentos, roupas, o que for aos pobres e necessitados (ajudar alguém tanto quanto for possível - assim como em outras datas), deve-se orar o Fajr (primeira oração) em uma mesquita e ir à pé até ela, deve-se comprimentar com "Eid Mubarak" ("Eid abençoado") outros muçulmanos, usar roupas novas, visitar e dar presentes a parentes e amigos e presentear as crianças. Mas nada é tão fantástico como ouvir ecoando na cidade toda o som das vozes que saem das mesquitas dizendo: "Allahu Akbar, Allahu Akbar, Allahu Akbar, La Ilaha Illallah, Wallahu Akbar, Allahu Akbar Wa Lillahil-Hamd". Esta frase é dita por dezenas de vezes e mais parece uma música.


As lojas de doces, restaurantes e casas de família enchem de gente. É um burburim de vozes e muito se gasta para agraciar os entes queridos. É uma linda festa em celebração ao sacrifício de jejuar por um mês inteiro e agradecer a Deus pelas bençãos. O melhor de tudo, é poder participar de uma festa assim e ver o quanto o amor ao próximo é pregado no Islã. 

Um comentário: