sexta-feira, 30 de maio de 2014

Música brasileira no Oriente Médio

Hoje quero falar  de duas experiências que tive com música durante a minha estadia no Oriente Médio: Michel Teló e Chico Buarque. 

Parece algo muito nada a ver, mas tem tudo a ver. Andando de carro um dia desses em Amã, me vejo trocando de estação  e no rádio derrepende: "Nossa! Nossa! Assim você me mata". Buenas, minha primeira reação foi: " Sim, assim você me mata, com toda certeza!". Ouvir Michel Teló foi aquela surpresa (um pouquinho desagradável pra quem não gosta do estilo). Eu já tinha ouvido falar que esta música tocava pra estas bandas, mas até realmente ouvi-la...E o radialista no final ainda fala: "O sucesso brasileiro na nossa rádio". Logo após, vem aquele suspiro de decepção...Com tanta música boa no Brasil...Mas como isso veio do futebol...Eu também não queria que jogador ouvisse Chico Buarque...Não combina...


Mas não é que, para satisfazer meu ego e calar a minha boca, ligo novamente o rádio do carro, poucos dias depois e ouço: "Fado tropical" do Chico Buarque. Assim como o Teló, quando ouvi o Chico cantando fiquei surpresa. Todavia, uma ótima surpresa. Tocando Chico Buarque na Jordânia!!! Que máximo! O coração apertou de saudade do meu país. Já é raro ouvir Chico nas rádios do Brasil! Imagina aqui?!

É estranho ver dois artistas tão diferentes tocando suas músicas tão longe de casa. Ainda mais música em português, um idioma tão distinto do árabe. Mas é a velha máxima de que a música é universal. Não precisa entendê-la. É preciso senti-la. Seja boa ou ruim...Até porque, gosto não se discute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário