sábado, 2 de maio de 2015

Egito: livros, leitura e um mercado e expansão

Notícias que você não vê sobre o Oriente Médio - Egípcios, o povo milenar da leitura.


A cena literária do Egito é próspera e impressionante. Uma nova geração de escritores e poetas vem surgindo no país de forma surpreendente e muitos deles se aproveitam das redes sociais para tornarem seus trabalhos notados em todo o Oriente Médio. Não é apenas o número de escritores que aumentou no Egito, o número de pequenas novas editoras e livrarias, também - algo que vai no fluxo contrário dos números de quase todos os países no mundo, nos quais os índices de livrarias e editoras que estão falindo vem batendo recorde a cada ano pelo advento da Internet e com a massiva pressão feita pelas grandes empresas editoriais e livrarias mega stores. O Egito, também, está no topo da lista dos maiores produtores mundiais de livros e outros produtos intelectuais e culturais (com mais de 9 mil obras publicadas por ano) - a frente de nações como Estados Unidos, França e Reino Unido.

Diwan Bookstore

Além disso, o povo egípcio está na lista dos que mais dedicam horas à leitura no mundo. Vários dados sobre a leitura e publicações de livros colocam o Egito em uma posição privilegiada. Em uma lista que enumera as populações que mais gastam tempo na leitura de livros do mundo, o NOP World Index Score, coloca os egípcios no quinto lugar. Os egípcios passam, em média, 7 horas e 30 minutos, por semana, lendo.

ALEF Bookstore - a maior rede de livrarias do Egito.

Os programas de apoio a leitura e a formação de novos leitores proliferam em todos os cantos do Egito e mesmo com as dificuldades políticas em que o país vem sofrendo nos últimos anos, este setor da economia egípcia caminha para a quebra de recordes de dar inveja a qualquer outra nação.


Shorouk Bookstore

Referências: BBC, NOP e Mail & Guardian African.

Nenhum comentário:

Postar um comentário