terça-feira, 31 de março de 2015

Música de Gaza: Al Takht Al Sharki band

Resolvi escrever sobre um momentos mais bonitos e singelos que vi na TV árabe, foi, exatamente, na edição do Arabs Got a Talent 2015 - o reality que é famoso no mundo, também, tem uma versão no Oriente Médio. A apresentação do grupo palestino Al Takht Al Sharki band, um grupo formado por 5 adolescentes (4 meninos e 1 menina) vindos de Gaza, emocionaram o mundo árabe com a história de superação e esperança.

O grupo tentou se apresentar nas audições do Arabs Got a Talent, três vezes, mas foram impedidos pelo Governo de Israel. De famílias devastadas pela guerra, os adolescentes, com empenho do professor de música que persiste em manter o Conservatório Nacional de Música de Gaza e sua banda - resolveram, novamente, tentar se apresentar no programa. Após idas e vindas entre a fronteira com o Egito e negativas para atravessá-la, por causa dos soldados israelenses, o grupo alcançou o objetivo. Ahmad Al Madhoun, Sarraj Al Sersawi, Mahmoud Kehail, Ramzi Alfar e Reema Ashour conseguiram atravessar a fronteira e seguiram em um ônibus até o Cairo para pegar um avião até a capital do Líbano, Beirute.



Em um sábado ao vivo, para mais de 20 países na emissora MBC4, a Al Takht Al Sharki band se apresentou. Para surpresa do grupo, em especial ao pequeno Mahmoud Kehail, o ator e comediante saudita Nasser Al Qasabi apertou o botão dourado, dando a Al Takht Al Sharki Band um lugar direto na semi-final do programa. Ao ser questionado pela cantora Najwa Karam o porque do choro, o Mahmoud Kehail responde que estava chorando de alegria.

Acho que ninguém não precisa entender árabe para conseguir sentir o que está acontecendo no palco. A esperança se viu presente naquele dia. Esperança, que, por mais que as pessoas sofram sem culpa, tudo na vida vale a pena e que um dia é melhor do que o outro. A Al Takht Al Sharki Band não ganhou a edição do Arabs Got Talent 2015, mas mostraram que o mundo é árabe é feito de pessoas esperançosas, decentes e de bom coração. Vividos em um ambiente de medo, de falta de direitos e de perseguição, os meninos da Al Takht Al Sharki Band não desistiram da música, mesmo que fosse um perigo sair de casa e ir até o conservatório para as aulas. Para mim, que acredito, que o mundo pode ser melhor, independente das mãos em que ele está sendo controlado, o exemplo dos meninos músicos de Gaza, me mostraram o quanto podemos seguir o caminho do bem mesmo estando envoltos em um ambiente sem perspectivas.

Parabéns, a Al Takht Al Sharki Band pelo talento. Parabéns ao povo de Gaza que tentam viver em meio ao caos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário