quarta-feira, 28 de maio de 2014

Aqaba - a bela cidade às margens do histórico Mar Vermelho

A cidade turística mais ao sul da Jordânia é a bela Aqaba. Situada às margens do Mar Vermelho (o famoso mar que Moisés abriu) é um importante ponto estratégico para o reino da Jordânia. Seus limites são com Israel, Egito e Arábia Saudita. Aqaba é linda e antiga, sua história remonta há quase 4 mil anos. Por onde se olha a geografia da cidade impressiona (mar e montanhas vivem em harmonia). A economia da cidade está baseada fundamentalmente no comércio do porto (Aqaba possui o único porto da Jordânia e é por ele que entram boa parte do que é importado pelo país) e no turismo. Há hotéis e restaurantes para todos os bolsos, já que Aqaba é um dos lugares favoritos dos jordanianos para curtirem fim de semana, férias e feriados. A viagem é cansativa, mas bela. Há dois pontos que levam a cidade, a rodovia 65 que corta o país de norte a sul e outra rodovia que liga Amã a Aqaba. 


Mas o ponto crucial de visitar Aqaba é o Mar Vermelho. Ele é simplesmente lindo. Suas águas são de um azul turquesa cristalino incomparável e pode-se observar os corais e os peixes da beira dependendo do ponto que você está. Há praias públicas e outras pertencentes aos hotéis. Para quem gosta de curtir um pouco de aventura, é possível fazer mergulho e também, fazer um passeio atráves de uma espécie de submarino no qual os turistas sentam na parte inferior (que é feita de vidro) e observam a bela vida marinha do mar com peixes coloridos, tartarugas, tubarões e tanques de guerra que estão submersos. O passeio custa 30 dinares e a duração é de 1 hora e 30 minutos. Caso não queira se aventurar em mergulhos, a melhor coisa a se fazer é observar o por-do-sol. O Sol de põe atrás das montanhas localizadas no outro lado do Mar Vermelho onde estão as cidades de Eilat (Israel) e Taba (Egito). É possível pegar uma balsa e visitar o lado Israelense.


Aqaba possui uma bela estrutura. É uma cidade bem organiza e limpa (tirando o centro histórico onde estão localizadas as lojas - parece que estamos no Chuí). A cidade é famosa por ser uma Free Zone nos quais os jordanianos costumam compram produtos como perfumes e eletrodomésticos por um preço bem mais atrativo que o restante do país. A única parte ruim de Aqaba é o calor. Nesta época do ano (primavera no hemisfério norte) a temperatura média da cidade é 38 graus. Um calor quase que insuportável se não tivesse a brisa do Mar Vermelho.  

 

O velho e famoso Mar Vermelho que eu imagina, quando criança, Moisés abrindo-o com seu cajado, livrando os judeus das garras do Faraó é cheio de vida maritima e hoje é um dos lugares mais interessantes para a prática do mergulho. Aqui israelenses e árabes vivem de frente um para o outro e em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário