terça-feira, 10 de junho de 2014

A visita do Papa ao Oriente Médio

Esta semana Papa Francisco, Shimon Peres e Mahmoud Abbas se encontraram na residência papal no Vaticano para falar de paz e plantar algumas árvores.

Há algumas semanas, o Papa Francisco fez sua primeira visita ao Oriente Médio (com muito alarde, pois não quis andar com o Papa móvel blindado e todas aquelas regalias que costumam a fazer ao Líder máximo da Igreja Católica). Na Jordânia, sua visita foi norma, Amã continuou quase a mesma, a não ser aos arredores da Cidade Esportiva que se encontrava um pouco mais movimentada que o normal (ao todo são 8% da população jordaniana cristã) e pelos canais de TV que passaram ao vivo a visita do ínicio até o fim. A Associação cristã da Jordânia espalhou em conjunto com o Governo inúmeros pôsteres do Rei Abdullah II com o Papa Francisco com os dizeres de que a Jordânia dava as boas-vindas ao Líder Católico. E assim o fez.


Já em Israel e na Palestina, Francisco fez o que todos fizeram: pediu paz. E solicitou um encontro entre os representantes de Israel e Palestina (o que ocorreu no último dia 8 de junho).

Porém, pedir paz para a região do Oriente Médio é algo muito mais complexo que não está somente nas mãos de Israel e Palestina ou dos países da região. A complexidade dos conflitos e interesses que ocorrem aqui está num âmbito global, muito além do religioso ou étnico como gostam de nos descer guela abaixo.


Todos pedem paz para o Oriente Médio, mas enquanto a paz não vem, continuam massacrando, dizimando e roubando a riqueza, a cultura e o povo. E a culpa? São das armas nucleares, dos extremistas religiosos e das ditaduras que não dão ao povo o welfare state do ocidente. E isso fica claro com o que ocorreu no Iraque onde 85% de Bagdá foi destruída. Milhares de anos da história da Humanidade viraram pó por meio de soldados americanos e seus amigos que apertavam um botão e lançavam mísseis em bibliotecas, museus, hospitais, escolas, casas...A história do que era e o que hoje é o Iraque é algo que está manchado na História do mundo contemporâneo. Mas isso é história para um próximo post.

Nestas terras que já passaram grandes homens como: Nabucodonosor, Xerxes, Ramsés, Hamurabi, Dario, Salomão e outros tantos grandes líderes, hoje precisa de um verdadeiro líder que una, primeiramente, o povo árabe. Para depois conversar sobre paz com o restante do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário