sexta-feira, 27 de junho de 2014

Personagens do Oriente Médio: Moaffak Makhoul e o maior mural de material reciclável do mundo

O artista plástico sírio, Moaffak Makhoul e sua equipe construíram o maior mural com materiais recicláveis do mundo em Damasco, em homenagem às vítimas do terceiro aniversário do conflito no país. O objetivo de Makhoul era inspirar, dar esperança e criatividade para seu país devastado pela guerra. 


O maior mural de material reciclado tem 720 metros quadrados e foi feito com objetos recolhidos no bairro de Al Mazzeh em Damasco. Al Mazzeh é um bairro de classe alta e a parede que Makhoul edificou fica ao lado de uma auto-estrada que leva ao centro da capital. Entre os materiais usados estão: sucata de carros, rodas de bicicletas, utensílios de cozinha, tubos, latas de refrigerantes, espelhos e pedaços de cerâmica.

"Começamos o trabalho em outubro de 2013, porque eu senti a necessidade de dar alguma coisa para o meu país, fazer algo para o povo sírio ser conhecido por seu amor, por sua beleza, pela vida e a natureza que temos. Muitas pessoas vieram de zonas de guerra para nos dar as suas chaves de casa ou outros objetos pessoais para colocarmos no mural." disse Makhoul 


O resultado é um mural vibrante que trouxe as pessoas para a rua. "Todos os tipos de pessoas passam para vê-lo. O mural reuniu os sírios", disse a dona do espaço onde fica o muro. Souheil Amayri, um professor que ajudou na construção, disse que o objetivo era ajudar a reviver a esperança na Síria, onde a guerra já matou cerca de 146 mil pessoas e obrigou milhões de pessoas a fugir. "O mural nos dá esperança de novo. Damasco está ferida e triste...E criar algo belo do lixo significa que podemos reconstruir apesar da destruição".

O trabalho de Makhoul é singelo e de um simbolismo ímpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário