sexta-feira, 6 de junho de 2014

Copa do mundo 2014 e o que o Oriente Médio fala dela

A uma semana do início da Copa do Mundo 2014 no Brasil, escrevo hoje sobre o que está rolando sobre o evento aqui no Oriente Médio.

Neste momento está passando em um canal do Barein as quartas de finais da Copa de 1998 cujo Brasil ganhou da Dinamarca por 3x2. Há vários canais exclusivos de esporte que passam memoravéis jogos da seleção. Por aqui, tudo é Copa. Tudo é Brasil, é verde e amarelo. Estamos nos noticiários, nos comerciais de tv, nas propagandas das lojas nos jornais. A al Jazzera está passando uma série de matérias sobre o país. Há uns dias assisti um documentário sobre o Brasil contemporâneo bastante interessante - mostrando a evolução do país desde o fim da ditadura e seus desafios para o futuro.

Nos noticiários, além dos atrasos, gastos alarmantes nas obras, pressões da FIFA, preparação das seleções, muito se fala dos protestos que se alastram há meses. Porém, Brasil é Rio de Janeiro. Os protestos parecem que ocorrem somente na cidade. Os comerciais mostram a cidade maravilhosa como sendo a única sede da Copa: pontos turísticos como Cristo Redentor e Copacabana exibem a exuberência brasileira por meio da natureza e de um povo fanático por futebol. Definitivamente Brasil é sinônimo de Rio de Janeiro. Somos isso: Rio, futebol e Carnaval. É o velho esteriótipo da nossa gente.


Há uma canal de tv chamado MBC3 que passa um programa muito legal sobre as curiosidades de todos os mundiais, sendo as histórias contadas por duas bolas (uma nova e outra antiga). Já em outro canal, são exibidas as preparações das seleções e seus melhores jogadores. Até o Nat Geo Abu Dhabi está na onda do mundial mostrando dois reporteres percorrendo vários países até chegar no Rio de Janeiro, entrevistando ex jogadores, conhecendo estádios que já sediaram a Copa do Mundo, como Centenário no Uruguai, e conhecendo seus povos e culturas. 

Nas ruas e nos jornais a seleção, ou melhor, Neymar, na maioria das vezes, está estampado como representante maior do nosso país. São outdoors dos patrocinadores do mundial ou anúncios de venda de televisão estampados nas páginas dos principais jornais.  

Pouco se fala de Cristiano Ronaldo. Aqui o ídolo é Messi! A seleção favorita é a Argentina. Nada melhor do que sonhar com uma final entre Brasil e los hermanos. Neymar para os árabes é um moleque. Ele ainda precisa aprender muito pra se tornar um verdadeiro ídolo. Mas muita gente torce para nós. Até porque, já passamos pelo roll das favoritas. Estamos acima de todos. Somos a "seleção das seleções" como me disseram. 

Os times conhecidos do Brasil são: Flamengo, Corinthians, Grêmio, Inter, São Paulo e Santos. E o motivo deve ser óbvio: todos foram campeões mundiais. Alías, a dupla grenal até aparece de relance em um comercial de tv junto com São Paulo e Timão! Mas os times queridos por aqui são os europeus Barcelona, Real Madrid, Milan e Bayer. Pelé, Rivaldo, Romário, Bebeto e Ronaldo são os ídolos brazucas que o povo por aqui lembra - os mesmos que nós. 

Faltando pouco para o mundial, eu vou assistir de longe aos jogos. Vai ser a forma de matar a saudade da minha terra. Vou torcer pra Argélia, para Holanda e para França e ter a oportunidade de ver Porto Alegre, nem que seja pelo Beira Rio mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário