quinta-feira, 15 de maio de 2014

Biblioteca da Grande Mesquita Sheikh Zayed

Não é somente a religiosidade ou o turismo que levam inúmeras pessoas diariamente a visitarem a Grande Mesquita Sheikh Zayed, um verdadeiro monstro arquitetônico construído no deserto de Abu Dhabi, capital dos Emirados Arabes Unidos. No terceiro andar da oitava maior mesquita do planeta, há um tesouro de conhecimento a ser desvabrado: a Biblioteca da Grande Mesquita Sheikh Zayed. E como estudante de Biblioteconomia no Brasil, não poderia estreiar este espaço não falando desta biblioteca.

O ACERVO

Além de raridades como cópias originais do Alcorão reproduzidas na Europa durante os séculos XVI a XIX, o acervo conta com mais de 57.000 obras entre livros, manuscritos, revistas, jornais e materiais audiovisuais sobre religião, cultura, ciências, arquitetura, artes e história árabe, escritos não somente na lingua nativa, mas também em onze outros idiomas que trazem documentos a respeito de como a civilização islâmica é percebida por outras culturas. 

As informações sobre a coleção de manuscritos da biblioteca está toda disponível através de microfichas (cartões) para sua preservação, já que existem materiais com mais de 500 anos no acervo.


O ESPAÇO 

Ergonomicamente falando, a biblioteca foi totalmente pensado para o conforto do usuário, seja ele com necessidades especiais ou não. Existem janelas com vistas magníficas para a cidade, a iluminação, mobília e espaço de transição apropriados. É possível acessar a Internet usando o seu próprio computador portátil, no qual o acesso gratuito.

SISTEMA DE CATALOGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A Biblioteca utiliza o sistema da Biblioteca do Congresso Americano de classificação e as Regras de Catalogação do AACR2 segunda edição. O software utilizado é o Millennium, que oferece, por meio de títulos, autor, assunto e resumos, a recuperação da informação. O sistema de números de chamada é um pouco distinto do nosso, porque se usa números e letras de A a Z. Ele é lido da esquerda para a direita e de cima para baixo (é uma informação importante uma vez que o idioma árabe se lê e se escreve da direita para a esquerda). De acordo com a biblioteca, o Millennium é altamente capaz de integrar cada vez mais diversas fontes e conteúdos com acesso fácil. Além disso, o software resolve problemas de forma rápida e eficiente e produz relatórios e estatísticas precisas e atualizadas sobre as operações da biblioteca.

SERVIÇOS 

A biblioteca proporciona diversos serviços e todos gratuitos aos usuários. Entre os usuários do espaço estão os funcionários da mesquita e a comunidade em geral. Os funcionários podem pegar até 5 livros por um período de 15 dias (renováveis duas vezes por mais 15 dias). Já a Comunidade em geral pode pegar 3 livros por 15 dias (renováveis uma vez por mais 15 dias). E as renovações podem ser feitas no balcão ou por telefone.



Existe, também, serviço de referência. Este auxílio à Pesquisa é realizado pela equipe de referência, que está disponível para ajudar os usuários da biblioteca a encontrarem o material desejado, seja no formato impresso ou eletrônico. A área de referência contém várias estações de trabalho em rede que dão acesso ao catálogo online da biblioteca e outros recursos eletrônicos. Além disso, serviços de referência abrigam uma coleção de livros não-circulantes de referência, como dicionários. A equipe auxilia os usuários a utilizarem a coleção durante o horário em que a biblioteca se encontra aberta, ou por e-mail e telefone. Existe no site um espaço para solicitações de e-mail para: "Pergunte a um bibliotecário ". No próprio site da biblioteca é disponibilizado a referência dos novos materiais incorporados ao acervo para que o usuário tenha conhecimento do que há de novo. Há, também, links para diversas bibliotecas no país.

Foi uma grande surpresa me deparar com esta biblioteca quando fui visitar a Grande Mesquita. E isso nada mais é do que dar vizualização a um espaço tão importante para sociedade. Nada como ter uma placa indicando o caminho. Aliás, as placas nos salvam e nos confundem na vida. Ainda mais em um lugar no qual a escrita é diferente da qual estamos habituados. Mas isso é sinal de globalização. Façamos os outros nos compreenderem para que possamos ser compreendidos. É por isso que estou em busca de de um mundo que não está nos noticiários, de uma cultura que está sendo distorcida. Quero desbravar e compartilhar com o mundo.

Horários de funcionamento: de domingo a quarta das 9:00 às 20:00 e quinta das 9:00 às 16:00; sábados das 9:30 às 16:30. A biblioteca permanece fechada nas sextas e em todos os feriados religiosos e nacionais. 
Onde: Grande Mesquita Sheikh Zayed 
Site: www.szgmc.gov.ae.

2 comentários:

  1. AMEI, JÚ!!! Muito legal ver as informações assim de um lugar tão longe! E muito bem escrito, por sinal!
    Parabéns e boa sorte!!! :)

    ResponderExcluir